Monday, January 09, 2006

De médico e louco... (Todo mundo tem um pouco?)

Me disseram para conversar com os meus leitores. Devo admitir que isso é bem difícil, já que não costumo comprar trato social... Mas então contarei sobre um dos meus planos de "pesquisa de campo": me infiltrar num hospital psiquiátrico e bater um papo com os internos (para poder escrever sobre isso depois, é claro).

O fato é que a loucura sempre foi um tema que me intrigou. Afinal, o que é ser louco? Apenas fugir dos padrões que a nossa querida sociedade julga corretos e normais? Ou será que loucura é desculpa para jogar alguém num centro de exclusão social?
Digo isso, pois é assim que encaro a maioria esmagadora dos hospitais psiquiátricos. Jogam os ditos loucos lá como faziam com os leprosos no passado, impedindo que tenham contato com o mundo fora dos muros do manicômio. Geralmente só se permite a entrada de médicos e parentes de internos. Fato este, aliás, que me fez cogitar a hipótese de internar a minha irmã...
Outro dia, conversando com uma psicanalista (que, por acaso, escreve umas poesias fantásticas!), ela me disse que os internos só pioram em consequência dos medicamentos químicos constantes. E eu me pergunto: Como é possível acompanhar o suposto progresso de uma pessoa nessa situação?

- Você precisa ser paciente...
- Eu já sou, não é? - retrucou olhando para uma das paredes brancas do sanatório.
----- x -----
Sendo assim, faço minhas as palavras de Caio Fernando Abreu... "Loucura, eu penso, é sempre um extremo de lucidez. Um limite insuportável."

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

olhe.... eh... acabo d esquecer tudo q eu pensei em dizer quando li o seu post ¬¬... mas enfim...

remedio eh mau em qualquer situação!! que dira dado com a frequencia q daum a esses caras >.>' mas na minha habitual mania d perseguição... eu naum gosto d passar na frente daquele manicomio aqui perto... pq eu fico com a sensação d q a qualquer momento vaum me puxar pra dentro e me prender lah O,O''''

mas espero q vc consiga fazer alguma especie d pesquiça q te de uma boa base pra escrever sobre isso... ia fica muito massa =D

5:34 AM  
Blogger Fábio Farias said...

O livro que te falei ;] (Uma Mente Brilhante) trata esse assunto muito bem.

Agora discordo sobre remédios. Para se fazer um remédio é preciso de muita pesquisa, muito teste e muito dinheiro. Minha mãe sofre de depressão e se trata com antidepressivos e ela ta melhorando bastante.

Agora sobre o tratamente em manicômios, é realmente ridiculo. Acho que uma solução melhor e que surtaria melhores efeitos seria o acompanhamento do paciente com um psiquiatra e da familia com um assistente social, fazendo com que ele se recupere no seu proprio lar. Como no caso de Nash(do livro o/).

6:49 PM  
Anonymous Anonymous said...

Algum dia ainda verei alguma coisa sobre a Lina... alguma manchete de jornal, uma entrevista coletiva, algo que possa mostrar todo o talento dela ao maior número de pessoas *ai que lindo*

Verdade, Lina... vc tem uma cabeça que não acompanha o seu tempo. Aliás, você relamente pertence a este tempo? Ou é só uma pergunta "louca"?

12:32 PM  
Blogger Marina said...

Achei seu cantinho através do viajante14! :P Gostei dele... E vou voltar mais vezes. :D :*

8:27 PM  
Anonymous Anonymous said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it 1998 gmc jimmy Photographer job description and requirements Laser tattoo removal pontoon beach kirby vacuum cleaner g4 80th aniversary

11:07 PM  
Anonymous Anonymous said...

This is very interesting site... »

5:41 PM  

Post a Comment

<< Home